Sim! Nós seremos Deuses!… de novo.

 Com os sucessos dos projetos “kickstarter’s”, o renomado designer de games Peter Molyneux criador de séries como Dungeon Keeper, Black and White, Theme Hospital entre muitos outros, em conjunto com o time de produção “22cans” (responsável pelo projeto Curiosity para IOS e Android), está produzindo um projeto para um game no estilo GOD GAME, no qual você estará no controle de um pequeno mundo, interferindo nele com os poderes de um Deus!.

 A kickstarter tinha como meta inicial, atingir a quantia de U$ 704.705,00 ( £ 450.000) para execução do projeto, muitos agora irão se perguntar o porquê de uma quantia alta como essa para o financiamento de um game? Bem, lembremos que tendo em vista que a produtora Santa Monica Studio, precisou de um orçamento de $44 Milhões de dólares (segundo o diretor de desenvolvimento John Hight) para a produção do game God of War III, o valor de produção para o projeto GODUS é bem razoável, temos que lembrar também que nos últimos tempos o mercado de games têm ultrapassado tanto em orçamento, quanto em retorno, muitos dos filmes de Hollywood.

 Bom, para quem ainda não conhece nenhum projeto anterior de Peter Molyneux ou desconhece o estilo de jogo “God Game” aqui vai um breve resumo do que se trata:
 God Game é um jogo no qual você como jogador interpreta um personagem com poderes divinos, e interfere em algum lugar onde possua vidas artificiais, diferente dos jogos como Age of Empires ou The Sims no qual o jogador pode ditar onde ou quando as vidas artificiais sob seu controle devem executar uma ação, nos God Games, o jogador não pode interferir diretamente na vida dos seres sob o seu comando, mas sim interferir no ambiente ou nas implantações sociais que aquele pequeno grupo pode trilhar, lembrando que, como o jogador não pode interferir diretamente, o resultado de cada ação do jogador em relação aos seres, pode ser inesperado, já que as vidas artificiais do jogo possuem uma gama de escolhas próprias a serem tomadas de acordo com a sua ação.
 Sim, é um tanto confuso tentar entender se você ainda não teve contato com nenhum jogo do tipo, mas para poder ter uma idéia melhor de como funciona essa mecânica, indico um ótimo jogo chamado “From Dust” idealizado por Eric Chahi e desenvolvido pela Ubisoft Montpellier, disponível para PC, PSN e Xbox Live. Neste game o jogador interpreta o papel de uma divindade antiga, e tem como missão proteger uma pequena tribo de indígenas, usando seus poderes divinos, por exemplo: é possível mover a areia do terreno local e acumular-las em outro local específico, formando assim uma muralha para proteger a tribo de catástrofes naturais que vão desafiando o jogador ao longo do game, como uma Tsunami, vulcões em erupção, etc.

From Dust

 Voltando ao projeto GODUS, os produtores ainda não divulgaram uma data exata pra o lançamento, porém é possível ver o andamento e updates no site oficial. Infelizmente eu estou reportando esta noticia um pouco tarde demais, já que a data final para doações no projeto foi em 21 de Dezembro de 2012 (Provavelmente a data foi escolhida como um tipo de brincadeira, por ser próxima ás datas festivas do aniversário de Jesus), porém o que pode ser visto no site é o desenvolvimento de um modo multijogador cooperativo, e diversos diagramas dos poderes que serão baseados nas forças naturais externas, como furacões etc.
 Diferente dos outros jogos já produzidos por Peter Molyneux, em GODUS, o jogador poderá decidir se irá fortalecer seus poderes e favorecer as vidas de seus seres artificiais, ou se irá se tornar forte o suficiente para combater outros Deuses (jogadores online) para estabelecer sua soberania entre os deuses. O interessante é que essas batalhas com outros jogadores irá ser online e em um sistema de multi – plataformas, o que quer dizer que você poderá jogar no seu celular e combater um amigo que está jogando em um PC, pois os servidores serão interligados entre os diversos dispositivos acessados. 
 O Resultado de tudo isso é uma grande espera e ansiedade pela data de lançamento, não somente pela originalidade do projeto, mas também pela ilustre presença de Peter Molyneux como designer, que certamente irá trazer uma experiência inovadora e divertida de se jogar.
 Espero poder fazer um review do jogo assim que ele for lançado, e se você sempre ficou com vontade de ser um Deus, fica a dica. 
 Por hoje é só galera Nerd.

– GODUS inicialmente irá ser lançado para celulares (IOS e ANDROID), PC (Windows e MAC), mas possui já um projeto para o lançamento para OUYA.

– Link do site oficial para quem está curioso: http://www.kickstarter.com/projects/22cans/project-godus

Share This