Olá para todos vocês! Estou voltando do meu tempo de vagabundagem  férias com a corda toda,  e o livro da vez é “O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados” mas antes de falar sobre esse fantástico livro  vamos falar da coleção que ele pertence.

   Criado pelo escritor inglês Terry Pratchett, Discworld é uma serie de fantasia que atualmente conta com 33 livros sendo o primeiro lançado em 1983 e o ultimo em 2011. Discworld, além do nome da serie é o nome do mundo onde se é ambientada todas as aventuras, mundo plano repleto de magia e sustentado pelos ombros de quatro elefantes gigantescos (Grande T’phon, Tubul, Berilia e Jerakeen) que por sua vez, estão sobre o casco de uma enorme tartaruga, a Grande A´Tuin. Esse conceito é inspirado pela crença da Mitologia hindu na qual o mundo é apoiado em seres semelhantes, com uma nomenclatura diferente.
   Eu literalmente tropecei nesse livro em um sebo em São Paulo e o fato do titulo ser “O Fabuloso Maurício” me chamou a atenção , para quem não sabe o nome daquele que vos escreve é Mauricio (ou você achava que minha mãe me registrou como Soneka?). Paguei somente 5 Dilmas nele e isso por si já é uma vitoria mas vamos ao que interessa, o livro.
   Lançado em 2001 e com o titulo original de “The Amazing Maurice and his Educated Rodents” é o 28º dá coleção Discworld, mas antes de falar sobre a historia do livro precisamos de uma previa.
   Todos conhecem a historia do Flautista de Hamelin? É aquela fabula em que um flautista é contatado para hipnotizar com sua musica os ratos que assolavam uma cidade e levá-los para longe e bla bla bla bla… Pois bem! E se eu te falar que a historia não foi bem assim?
   Esse é o plot inicial do livro, em um beco infestado de ratos próximo a uma escola de magia era despejado todo tipo de lixo mágico da escola e os ratos que se alimentavam deste lixo começaram a serem afetados pela comida e adquiriram consciência. Junto com eles um gato entrou nessa onda, quem chutou que esse gato é o tal Mauricio acertou na mosca ou no caso no gato!
   Como líder do bando o gato traçou um plano para tirá-los do beco que consistia em mandar os ratos invadirem um pequeno vilarejo e aprontar varias confusões *voz de narrador de sessão da tarde*a ponto de deixar a vila em pânico e, após um tempo, um garoto treinado pelo gato exigiria um pagamento para se livrar dos ratos. Após receber o pagamento tocaria uma flauta e “encantaria” os roedores levando-os para longe, reparou a semelhança com a fábula de Hamelin? Este plano vai muito bem ate que os protagonistas encontram uma vila tão fudida que os ratos são caçados para vários fins, a partir daí que a trama se desenrola e para ficar sabendo o resto só lendo o livro.
   “O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados” é um livro curto e divertido e flerta ao mesmo tempo com o humor e com o drama, um livro que pode ser apreciado por fãs de fantasia de todas as idades.

Share This