ATENÇÃO: esse texto está repleto de nostalgia!

Gremlins - Netflix4Que saudade daquele espírito de Natal inocente, infantil, um espírito moleque, de raiz… Saudades dos especiais da Xuxa na véspera do Natal. Saudades da TV Colosso exibindo episódios natalinos nas manhãs do dia 24. Saudades de ouvir a Simone cantando “Então é Natal” em todas as Lojas Americanas (mentira). E que baita saudade dos filmes natalinos das décadas de 80 e 90. Gente, Gremlins é um filme sobre um bichinho bonitinho, fofinho e peludinho que gera seres asquerosos e nojentos que matam pessoas! O incrível é que nós achávamos isso tudo normal! Curtíamos pra caramba! E isso era ótimo! 😀

Gremlins é mais um filme oitentista com o dedo de Steven Spielberg, atuando aqui como produtor da obra. A direção ficou a cargo de Joe Dante, diretor de Pequenos Guerreiros e um dos diretores de No Limite da Realidade. No roteiro, Chris Columbus, que também escreveu Os Goonies ao lado do próprio Spielberg. Columbus, Dante e Spielberg, três nomes que com certeza foram fundamentais para a nossa infância. E em Gremlins, temos os três juntos, unindo forças para criar uma obra inesquecível, aclamada até hoje, 30 anos após o seu lançamento!

Gremlins - Netflix3Para quem não se lembra, a história de Gremlins se passa em uma pequena cidade americana, durante o Natal. O jovem Billy Peltzer ganha de seu pai um presente um pouco diferente, “comprado” em uma loja estranha de um chinês ainda mais estranho. O presente em questão é um Mogwai, uma pequena criatura peluda, inteligente e aparentemente inofensiva, chamada Gizmo. E, de fato, ele seria um excelente bichinho de estimação mesmo (#quero), não fossem as três regras básicas: 1) Não expô-lo à luz forte; 2) Não molhá-lo; 3) Não alimentá-lo após a meia-noite. Agora, adivinhe o que acontece durante o filme, em relação a essas três regras…

A melhor coisa sobre Gremlins é o seu tom de inocência, impraticável hoje em dia. Pense bem, qual a primeira coisa que você faria se encontrasse um Mogwai? Levá-lo para casa tranquilamente? Deixá-lo em contato com a sua família? Apresentá-lo aos seu amigos como se fosse um hamster qualquer? É claro que não, cinco minutos após o Mogwai ser descoberto já haveria uma foto dele na timeline de todo mundo, pois seria a coisa mais viralizada da história da internet. Em algumas horas, jornalistas estariam na sua casa e no domingo você receberia uma grana preta para que ele fosse a atração principal do Pânico na TV, sendo acariciado pelas Panicats (o Mogwai, não você).

Gremlins - Netflix2Mas os anos 80 eram diferentes. Em uma determinada cena, Billy apresenta Gizmo a um amigo (Corey Feldman, o Bocão de Os Goonies) e esse, após um óbvio momento de interesse no animal, logo volta a sua atenção a uma revista 3D, que está de bobeira por ali. O mesmo acontece com Billy e seus pais, que acham super normal um bichinho ser tão inteligente a ponto de praticamente saber falar. E para aproveitar o filme de verdade, você também precisa ter essa inocência. Afinal, você verá monstrinhos bebendo, fumando, apostando em jogos de cartas, atirando, matando pessoas… Fico imaginando como seria um possível remake de Gremlins, seguindo a lei do politicamente correto que impera hoje em dia. Ou ele realmente nunca seria feito, ou ficaria muito, muito sem graça. Mas hoje, pelo menos, sempre podemos recorrer a esse e a outros filmes clássicos dessa época, para relembrarmos como era ser criança na nossa geração. Bons tempos…

Gremlins na Netflix: http://bit.ly/NerdflixGremlins

Siga-me para dicas de como seguir regras básicas de sobrevivência ou como ser humilde o bastante para admitir que você não consegue cumpri-las: Twitter Instagram

Tarcísio Silva
(@tarc1sio)

Share This