O Segredo da Cabana - Netflix2Hoje falarei sobre dois filmes. Um é sobre adolescentes estereotipados que se metem em uma cabana no meio do mato e começam a morrer. O outro é sobre uma empresa muito louca, onde os funcionários comemoram a morte de inocentes com tequila. Um é um show de clichês. O outro é um show de originalidade. Os dois são um só. E é essa mistura que faz de O Segredo da Cabana um filme imperdível.

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods) é um filme de 2012, escrito por ninguém menos do que Joss Whedon, criador de Buffy e diretor de Os Vingadores. A ligação com os heróis da Marvel não para por aí, já que “Cabana” também conta com a presença de Chris Hemsworth, o Thor, no elenco. Se para o nerd isso já poderia causar alguma curiosidade que o atiçasse a ver o filme, o fato de ele ser uma nova visão sobre todas as obras de terror que envolvem jovens encontrando o mal em um floresta sombria é o motivo definitivo para você reunir os amigos, abrir a Netflix e se divertir muito num sábado à noite.

O Segredo da Cabana - Netflix5Mais do que uma história de terror ou uma comédia corporativa, O Segredo da Cabana é um exercício de metalinguagem, brincando com tudo o que conhecemos em nossa trajetória como fãs de horror. Assisti-lo sem ter ideia do que se trata é uma experiência ainda melhor (foi o que aconteceu comigo), mas como a brincadeira é apresentada logo no início, não chega a ser spoiler comentar sobre parte desse segredo. Sim, você pode parar o texto por aqui mesmo e ir assistir ao filme enquanto não sabe de nada, mas posso te dar mais motivos para vê-lo, caso a nossa equipe de química ainda não o tenha incentivado da maneira correta.

A história “básica” de O Segredo Cabana acompanha um grupo de cinco amigos que parte para um final de semana em um cabana isolada de tudo, com o objetivo de nadar no lago, jogar verdade ou desafio, encher a cara, usar drogas, transar… Enfim, coisas típicas de jovens em filmes do gênero. O grupo é formado por todos os estereótipos que podemos esperar: há a mocinha principal, linda, linda, mas ainda virgem; a amiga da mocinha, que é a gostosa que só pensa naquilo; o namorado da gostosa, que é o galã alto, forte e tapado; o primo aleatório do namorado da gostosa, que é claro que vai dar em cima da personagem principal; e não poderia faltar o amigo maconheiro, o único que consegue enxergar as coisas com lucidez. Quando chega a noite, após um pouco de álcool, maconha e beijos, o grupo encontra o porão da cabana, um local abarrotado de coisas velhas e sinistras. É claro que há um livro esquecido no local. É claro que é o diário de alguém que morreu após um encontro com coisas malignas. É claro que há inscrições em latim. É claro que alguém lê essas palavras em voz alta. E é óbvio que isso desperta mortos-vivos psicopatas que começam a perseguir o grupo.

O Segredo da Cabana - Netflix4Enquanto isso, acompanhamos uma outra trama se desenrolando. Sitterson e Hadley são dois funcionários de uma mega corporação que está operando a mil em torno de uma operação secreta que está em andamento. Em uma sala com dezenas de monitores e centenas de botões, os dois exercem o seu trabalho como se fosse uma coisa comum e rotineira, manipulando sentimentos, emoções, comportamentos e demais situações que acontecem em outro local: uma cabana isolada no meio da floresta, onde cinco jovens estão se divertindo, até o momento em que encontram o tal livro no porão.

Sim, tudo o que acontece com o grupo desafortunado é orquestrado e manipulado por essa corporação, por um motivo que não compreendemos a princípio (esse sim é o verdadeiro “Segredo da Cabana”, por isso disse que não seria spoiler comentar sobre a corporação por trás dos acontecimentos). Eles se envolvem em tudo, desde a abertura da porta do porão para atrai-los ao cômodo sombrio, até mesmo liberando componentes químicos que os induzem a uma série de comportamentos imprudentes. Se você viu Jogos Vorazes, imagine que a região da Cabana seja como a arena onde ocorrem os Jogos, com controladores tendo total liberdade de interferir em tudo o que acontece lá dentro. Na verdade, O Segredo da Cabana pode ser definido como uma mistura entre Evil Dead, Jogos Vorazes e Cubo, com uma pitada de humor negro que deixa tudo ainda mais interessante.

O Segredo da Cabana - Netflix3Não veja O Segredo da Cabana achando que encontrará um filme de terror sangrento e assustador. Também não o veja achando que encontrará uma comédia escrachada. Assista ao filme sem esperar nada, mas pronto para receber uma obra extremamente original sobre um tema tão batido. Se você curtir, recomendo que veja também Tucker e Dale Contra o Mal, outro filme que brinca com esses clichês de maneira brilhante. E recomende aqui nos comentários outras obras do tipo que você conheça. Em uma época em que pouca coisa realmente original é apresentada, filmes como O Segredo da Cabana têm que ser vistos e compartilhados. Só não conte o segredo pra ninguém. Não estrague o final desse filme tão clichê e tão criativo.

O Segredo da Cabana na Netflix: http://bit.ly/NerdflixSegredoCabana

Siga-me para dicas de como encontrar escutas e câmeras escondidas sem precisar ficar chapado: Twitter Instagram

Tarcísio Silva
(@tarc1sio)

Share This