Nunca o título de um filme refletiu tão bem a sua própria intensidade. Jogos Vorazes – Em Chamas é realmente isso: um filme “on fire”, como sua protagonista é conhecida pelo público da Capital. Capital essa que começa a ver o poder do povo, aquele gigante que finalmente está acordando, seguindo um Tordo que nem sequer escolheu aceitar ou rejeitar esse papel. #VemPraArena. Venha para a melhor saga literária em atividade nos cinemas. Venha ver a Jennifer Lawrence. Venha incendiar-se antes de experimentar um fio de Esperança.

Em Chamas - Netflix3Jogos Vorazes, em 2012, foi um sucesso absurdo. Por mais que a base de fãs dos livros já fosse considerável, a saga era totalmente desconhecida do grande público. E mesmo longe de ser um filme perfeito, ele cumpriu brilhantemente o seu papel, entregando uma obra com cara de pop, mas com muita profundidade, capaz de causar reflexões maduras, em uma época de enlatados vazios que só querem sua grana (todos querem, mas muitos nem sequer entregam algo bom em troca). Se você ainda não viu o primeiro filme, pare agora mesmo, porque não dá pra falar de Em Chamas sem dar spoilers de Jogos Vorazes. Leia o texto que já publicamos aqui no Nerdflix, veja o filme, vire fã e só depois siga para o próximo parágrafo.

Após “ganharem” a 74ª edição anual dos Jogos Vorazes, Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) voltam para o Distrito 12, mas isso não significa que a vida deles esteja em paz. Já que o que os salvou nos Jogos foi o drama dos amantes desafortunados, eles agora devem manter essa imagem, para continuar impressionando o pessoal da Capital. Isso significa que eles deverão passar por todos os distritos na Turnê da Vitória mostrando o quanto são felizes e gratos à Capital pela vida que levam. Mas é claro que tudo isso é apenas uma fachada. Peeta até que gostaria de viver essa realidade com Katniss, mas a garota em chamas tem seu coração queimando mesmo por Gale (Liam Hemsworth, o eterno irmão do Thor), com quem ela nunca poderá ter um romance de verdade, limitando-se a beijos em becos escondidos. Além disso, Katniss dá sinais de que ainda está perturbada com os assassinatos que teve que cometer nos Jogos passados, o que só reforça que ela é uma garota comum, frágil e vulnerável, não uma heroína disposta a salvar o mundo, como muitos a enxergam.

Em Chamas - Netflix2Em Chamas é o capítulo mais revoltante da série Jogos Vorazes. Desde o início, quando vemos como o casal deve fingir uma alegria que não existe só porque são forçados a isso, o ódio do espectador/leitor contra a Capital é atiçado e constantemente reinflamado, te deixando realmente pegando fogo de raiva contra tudo o que acontece. Durante a Turnê da Vitória, por exemplo, vemos que as pessoas dos outros distritos veem Katniss como o símbolo de uma revolução, por consequência dos seus atos durante os Jogos. Porém, sempre que alguém expressa a sua opinião a esse respeito, os Pacificadores (a polícia da Capital) logo tratam de combater os manifestantes, chegando a matar friamente pessoas em público, apenas para servir de exemplo para os demais.

Se tudo isso já não bastasse, a Capital dá mais um duro golpe em Katniss e Peeta. A cada 25 edições, é realizado o Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos Vorazes, com regras diferenciadas. Dessa vez, justamente para combater a imagem de Katniss, as regras determinam que os 24 participantes da 75ª edição dos Jogos serão escolhidos dentre os antigos vitoriosos, o que acaba recolocando o casal na batalha. Por se tratar de um time de campeões, dessa vez não teremos um bando de crianças assustadas na Arena, mas sim um grupo de pessoas maduras, com personalidades fortes e altamente perigosas, é claro. E essa adição é uma sacada de gênio, pois traz para a trama novos personagens fantásticos, como a bela e misteriosa Johanna Mason, o carismático Finnick Odair, o mega inteligente Beete, a doce velhinha Mags, além de um novo organizador dos Jogos, Plutarch Heavensbee (interpretado pelo saudoso Philip Seymour Hoffman). Após um fato extremamente chocante, os Jogos finalmente começam e Katniss logo percebe que algo muito estranho envolve tudo o que está acontecendo na Arena, desde as armadilhas mortais que atingem os participantes, até as alianças que vão sendo formadas, com objetivos não muito claros para ela, mas que mudarão completamente os rumos da história de Panem.

Em Chamas - Netflix4Além da trama de Em Chamas ser melhor e mais complexa do que a do primeiro filme, a produção também está mais eficiente. Sai a câmera tremida do diretor Gary Ross, que incomodava muito em Jogos Vorazes, e entra a habilidade de criar tensão de Francis Lawrence, diretor de Constantine e Eu Sou a Lenda. Jennifer Lawrence está mais segura como Katniss Everdeen, Donald Sutherland está ainda mais repugnante como o Presidente Snow, Woody Harrelson e Elizabeth Banks estão mais profundos como Haymitch e Effie… Tudo está “mais” nessa continuação. Mais atores, mais dinheiro, mais tensão e um sucesso cada vez maior.

Nessa semana, chega aos cinemas o terceiro filme da franquia, A Esperança. Considerando os resultados da pré-venda, será um novo sucesso, apesar de que tudo indica que ele não será tão intenso quanto Em Chamas, pois o próprio livro tem esse ritmo mais parado, principalmente na sua primeira metade. A Esperança deverá ser um filme mais cabeça, absorvendo tudo o que aconteceu no incendiário capítulo anterior e preparando os fãs para o desfecho épico da trama, que chegará em 2015. Aproveite o final de semana para rever Jogos Vorazes e Em Chamas na Netflix, compre o seu ingresso para A Esperança de forma antecipada (nem tente ir ao cinema no feriado do dia 20 achando que vai encontrar ingressos na hora) e junte-se à revolução. Se na vida real é difícil mudar as coisas para melhor, pelo menos na ficção encontramos essa fagulha que nos deixa mais atentos a tudo de ruim que acontece ao nosso redor e nos dá essa esperança de que é possível vencer no final, mesmo que pareça que a sorte não esteja sempre a nosso favor…

Jogos Vorazes – Em Chamas na Netflix: http://bit.ly/NerdflixEmChamas

Siga-me para dicas de como calcular a força necessária para atirar uma flecha para o alto, ignorando a resistência do ar, é claro, como aprendemos na escola: Twitter Instagram

Tarcísio Silva
(@tarc1sio)

Share This