Por Dentro dos Consoles - Game Boy Color

Fala ae galera, tudo certinho?

A mais de 10 anos possuo um Game Boy Color e posso dizer sem sombra de dúvidas que este foi o console que mais joguei na minha vida, mas já tem algum tempo que ele parou de funcionar =(.

Resolvi abrir o bicho e ver o que podia ser e aproveitei para tirar umas fotos do interior, mas a título de curisosidade (pelo menos eu tenho curiosidade nisso), e compartilhar com vocês. Pode até ser usado como um guia para desmontar o aparelho. Não espere um detalhamento técnico, não é esse meu objetivo. ^^V

Então vamos começar

Para abrir o GBC é necessário uma chave especial que tem 3 pontos, no entanto eu consegui abrir com um chave de fenda simples, mas bem pequena, assim eu encaixei entre as aberturas do parafuso e rodei. Funcionou e não estragou em nada o mesmo.

Existem 6 parafusos que devem ser removidos antes da abertura, 4 na lateral e dois dentro do compartimento das pilhas

post-img-1

Depois, remova a parte de atrás com cuidado, pois os contatos das pilhas estão entre paredes de plásticos desta parte e conectados na placa e acesse o interior do aparelho, existem mais 3 parafusos para serem removidos, mas estes são padrão e vc deve usar um chave philips.

post-img-2

Agora temos a placa solta, mas não podemos simplesmente retirar, porque o flat (o cabinho laranja que conecta a placa ao LCD) ainda não foi removido, então precisamos soltá-lo do conector, este conector é bem específico, você precisa deslizar para cima a parte preta dos dois lados, a peça é única então tente deslizar os dois ao mesmo tempo se possível.

post-img-3

Agora com tudo livre, podemos remover a placa e desmontar tudo, começando pelo botão de Ligar/Desligar o console

post-img-4

E a placa, que no meu caso é a versão GBC-CPU-03

post-img-5

Uma coisa legal é ver o esquema de comunicação sem fio do GBC, utilizando transmissor e receptor IR ( o mesmo utilizado nas calculadoras HP e nos controles remotes simples ), este item ficava escondido debaixo de uma plaquinha preta transparente na parte superior da placa. Quem nunca deixou o GBC parado na mesa para trocar um Pokémon?

post-img-6

Com a placa fora vemos os botões, o engraçado é que muita gente acha que pos pontos atrás da borrachas dos botões são imãs, o que é errado, são apenas uma material condutor (tipo grafite... manja)

post-img-7

Depois de abrir, olhar as coisas e limpar com álcool isopropílico eu tentei ligar e pra minha supresa o bicho funcionou. No entanto, percebi que o botão de ligar estava com um folga monstra e por isso não estava ligando, só funcionou porque eu tinha removido o botão plástico. Resolvi adaptar um apoio para o botão para que ficasse mais firme.

post-img-8

Depois de alguns testes ele funcionou realmente bem, o botão agora está ok e eu testei com o único jogo que me sobrou, o Game Boy Camera

post-img-10

A chave de fenda que usei, na tela do GBC

post-img-9

Um dos games do game boy camera

E é isso, funcionou, fiquei feliz, vou procurar um cartucho do Pokémon e capturar todos novamente na maior nostalgia ^^V

Grande abraço