Xina Gamer – Robocop The official Game Android/iOS

Xina Gamer – Robocop The official Game Android/iOS

Apesar de ser um jogo free-to-play, Robocop the Official Game tem seus momentos.

 Como era de se esperar em nossa semana temática de Robocop, a resenha desta semana será sobre o jogo mobile do filme Robocop.

 Apesar de ter sido lançado muito antes do novo filme, o jogo oficial de Robocop, desenvolvido pela GLU (que é uma das maiores desenvolvedoras de jogos gratuitos), até que é um jogo legal, com gráficos impressionantes, porém, por ser um jogo gratuito, sofre dos mesmos problemas que os jogos gratuitos sempre possuem. Bom, vamos lá:

  • Enredo

 Como todos nós já sabemos, o enredo é o mesmo do filme: Alex Murphy é quase morto em um acidente e retorna em um corpo robótico, transformando o policial/pai de família na máquina de combate ao crime, Robocop.

 Porém,  o enredo do jogo não se passa exatamente como nos eventos do filme. O jogo se passa durante a parte em que Robocop precisa fazer os testes em realidade virtual antes de sair para as ruas. Isso faz com que todas as missões que você faz no jogo, sejam as simulações que nós vimos brevemente nos cinemas, fazendo deste enredo, uma espécie de universo expandido do filme.

 Durante o jogo, muitos diálogos entre a Dra. Jae Kim (Aimee Garcia) e Rick Mattox (Jackie Earle Haley), que durante o jogo discutem o quanto Murphy ainda pode aguentar antes de ser considerado inadequado. Neste jogo de lado bom e lado mal, Mattox exerce um papel de oposição, induzindo você a passar por desafios cada vez mais difíceis, e a Dra. Kim, justificando que você já provou ser capaz.

  • Jogabilidade

 Os controles do jogo correspondem bem, e se baseia em um estilo de tiro em terceira pessoa, no qual você vai mudando de cobertura, para se proteger dos tiros, e se expõe para poder disparar nos inimigos.

 Apesar de não poder se mover livremente pelo cenário, o jogo equilibra isso com batalhas bem dinâmicas, com diversos tipos de inimigos e um ritmo acelerado, que faz com que o jogador não fique parado em um único ponto de proteção por muito tempo.

 Como não é possível se mover livremente pelo cenário, isso facilita a jogabilidade, fazendo o sistema de movimentação da mira e os disparos muito mais precisos. Além disso, Robocop também possui uma visão térmica, que quando ativada, permite que você veja os pontos fracos de todos os inimigos presentes na tela.

 Ao progredir de missão em missão das simulações, é possível fazer melhoramentos em sua armadura e em suas armas, usando os pontos ganhos nas missões. E conforme você vai progredindo no jogo, mais armas se tornam disponíveis para compra também. E o melhoramento de armas e armadura são essenciais para vencer os desafios das missões seguintes.

 A única coisa ruim, é que os custos das armas e dos melhoramentos é muito alto, forçando com que o jogador tenha que repetir diversas vezes os desafios anteriores, pois as novas missões que são abertas são difíceis demais sem os melhoramentos. Isso é um ponto muito negativo, pois a única opção para progredir no jogo que não seja a de ficar repetindo as fases anteriores, é comprar os pacotes de upgrades, que são comprados com dinheiro real.

  • Gráficos    

 O visual do jogo é fantástico. Para um jogo gratuito, Robocop possui um gráfico excelente, com personagens muito bem modelados, e inimigos robôs extremamente fiéis ao filme.
 Quando uma missão possui um chefe final, como por exemplo o ED-209, o visual dos robôs é tão impressionante que chega a dar uma sensação muito realista, com sombras e luzes sendo muito bem distribuídos.

 É claro que para os usuários de tablets, o gráfico é muito melhor aproveitado,  mas mesmo para os usuários de smartphones, o visual do jogo é excelente, melhor do que muitos outros jogos mobile.

 Até mesmo os efeitos sonoros do jogo é excelente, com os sons de explosões, tiros e etc. bem limpos. A única coisa que incomoda, é que como o jogo foi lançado antes do filme, o protagonista Robocop só possui uma fala durante o jogo inteiro, a mesma fala que aparece no final dos trailers: 

“Thank you for your cooperation.”

  • Resumo

 No geral, Robocop é um jogo que vale a pena conferir. É claro que ele possui alguns pontos negativos, como os valores de upgrades muito altos, e a limitação de energia necessária para fazer as missões, que são renovadas somente após algum tempo.
 Mas coisas assim, nós já presenciamos em diversos outros jogos gratuitos, e que parece ser uma regra geral deste tipo de jogo. O que importa mesmo é a diversão proporcionada pelo jogo.
 Com ou sem defeitos, o fato é que Robocop diverte, e possui um gráfico excelente, que vale a pena conferir. E quem sabe, se você for tão paciente como eu fui, conseguirá chegar ao fim deste jogo, e ao olhar para trás você vai poder dizer: Meu nome é Murphy!

 Robocop The Official Game está disponível para Android e iOS, e é compatível com smartphones e tablets.
Share This