Nerdflix #72 – Sobrenatural

Nerdflix #72 – Sobrenatural

Sobrenatural - Netflix3Jogos Mortais. Criado por James Wan e Leigh Wannel, possui uma história espetacular, mas uma execução que foi se perdendo com o passar do tempo. Atividade Paranormal. Criado por Oren Peli, possui uma história espetacular, mas uma execução que foi se perdendo com o passar do tempo. Sobrenatural. Criado por James Wan, Leigh Wannel e Oren Peli, possui uma história espetacular, mas uma execução que falha desde o início. Ainda assim, vi todos os Jogos Mortais. Ainda assim, vi todos os Atividade Paranormal. Ainda assim, vi e recomendo Sobrenatural.

Por reunir os criadores das duas maiores franquias de terror dos últimos anos, Sobrenatural (Insidious) foi lançado em 2010 cercado de muitas expectativas, prometendo ser a próxima grande série de horror do cinema. Em geral, as críticas foram positivas. Na bilheteria mundial, faturou quase 100 milhões de Obamas, tendo custado apenas 1,5 milhão. Mais um grande sucesso. E, felizmente, não se trata apenas de mais um filme de terror genérico.

Sobrenatural - Netflix4Sobrenatural possui muitos acertos, começando pela trama, o seu ponto mais forte. A família Lambert acaba de se mudar para uma nova casa. Logo nos primeiros dias, coisas estranhas começam a acontecer, mas nada que chame a atenção ou que espante a família do local. Porém, o pior ainda estava por vir, afinal esse é um filme de terror. Dalton, um dos filhos do casal Josh e Renai, certo dia simplesmente não acorda, sem uma explicação aparente. Mesmo após levar o menino ao hospital e pesquisar sobre o assunto no Yahoo Respostas, a família continua sem entender por que ele está aparentemente em coma, sem motivo algum para isso. Porém, o pior ainda estava por vir – Parte II. Aparições de forças ocultas, machas de sangue, objetos que se mexem sozinhos… As coisas ruins começam a acontecer com mais frequência, chegando até a ameaçar o indefeso garoto. Em pânico, a família resolve se mudar para outra casa, deixando aquele local assombrado para trás. Porém, adivinhe… O pior ainda estava por vir – Parte 666. Na nova casa, tudo continua acontecendo, de maneira mais intensa. Logo, eles descobrem que a culpa não é da casa. Não é da vizinhança. Não é da Dilma. É o garoto que está atraindo essas coisas ruins.

Outro acerto do filme é o elenco. Patrick Wilson, o Coruja de Watchmen, consegue transmitir uma certa seriedade ao filme, mesmo sem uma atuação tão competente assim. Rose Byrne, como a mãe do menino encapetado, entrega uma interpretação excelente de uma mãe desesperada, com medo, aflita, mas ainda sim esperançosa. O garoto exu sem luz, apesar de passar o filme todo desmaiado como a Juliana, é interpretado por um ator mirim de muito destaque em Hollywood, Ty Simpkins, que já apareceu em Guerra dos Mundos, Homem de Ferro 3 e estará em Jurassic World. E você aí, juntando moedas pra comprar o jogo do X-Wing…

Sobrenatural - Netflix6Mas, infelizmente, Sobrenatural tem uma execução muito aquém do que poderia ter, para fazer jus à história. Filmado em apenas três semanas e contando com um orçamento mínimo, em muitos pontos o filme tem cara de uma obra amadora, com uma péssima fotografia e uma direção muito fraca. Tecnicamente, o diretor James Wan repete o seu trabalho em Jogos Mortais, que também foi rodado com baixo orçamento e que foi o seu primeiro filme, então dava pra relevar. Mas cometer essas mesmas falhas anos depois é inaceitável. Em muitos pontos, parece que estamos assistindo a um filme do SyFy, como um Sharknado da vida. Isso interfere muito clima da obra, já que, ao ficar reparando nos defeitos da produção, o espectador não consegue embarcar na história, que é o grande objetivo de todo filme.

Sobrenatural - Netflix5Contudo, o resultado final é positivo. É muito bom ver um filme de terror que, mesmo utilizando vários clichês, mostra algo novo e realmente interessante. Quando a família descobre que o problema é o garoto, eles contratam uma equipe de “caça-fantasmas” típica de Poltergeist, o que dá a Sobrenatural um tom até um pouco cômico, mas que leva a trama literalmente a uma outra realidade. E após os acontecimentos finais, sua vontade é correr para ~alugar~ a sequência lançada em 2013, que é uma continuação direta do primeiro filme. Não espere muito e não encare Sobrenatural com tanta seriedade. Você vai se divertir,

Sobrenatural na Netflix: http://nflx.it/1An6JZV

Siga-me para dicas de como desobrir se a sua sogra esconde segredos macabros: Twitter | Instagram

Tarcísio Silva
(@tarc1sio)

Share This