Formas geométricas no desenho

Formas geométricas no desenho

Desenhêiros e aspiras de plantão, tudo bem?

Depois de falar um pouco sobre materiais de desenho e onde postá-los, hoje falo um pouco sobre como visualizar um desenho por meio de formas.

Pra você que costuma copiar “olhando” os desenhos das revistas de super heróis e dos mangás, vou dar essas dicas pra ajudar vocês a verem o desenho de um outro jeito.

Se lembra dos “sólidos geométricos”  aquela coisa chata que aprendemos na escola? Eles serão uma parte fundamental na construção de qualquer outra coisa.

Agora imagine a cabeça e seus elementos (olhos, nariz, boca e orelhas) como sólidos geométricos. Isso vai ajudar MUITO a entender como “montar” o seu desenho. Não importa se você vai fazer desenho realista, estilo heróis, cartoon ou mangá, pense nas formas geométricas (clique nas imagens pra ampliar).

Feito isso, vamos começar a detalhar. Essa é a hora que você vai trabalhando as formas e “esculpindo” a sua arte. É quase como o trabalho de um escultor.

Finalmente, detalhe os olhos, nariz, boca, orelha e cabelo. Se achar melhor, use uma foto de referência.

Use sua imaginação, veja os objetos ao seu redor e imagine-os em forma de sólidos geométricos. Muita observação e muito treino farão com que você tenha facilidade em enxergar as formas das pessoas e dos objetos, e isso vai te ajudar muito quando for criar uma composição.
Espero que tenham entendido esse esquema de blocos e formas, pois na próxima postagem eu vou dar umas dicas de como desenhar a figura da cabeça, mas com um passo-a-passo muito mais detalhado.

Até mais minha gente!

Brunão

@b_leal

  • denilsonkw

    você mostrou como medir a cabeça de frente e perfil . como faço com 3/4 ou meio perfil . outras posições que estão em perspectiva?

Share This