Entendendo o acabamento – Parte 1

Entendendo o acabamento – Parte 1

Fala aí pessoal, desenhando bastante? Não?

Bem, de qualquer forma, venho aqui pra dar mais uma dica de desenho nessa segunda feira cheirosa!

Por aqui eu já expliquei como usar formas geométricas no desenho, como desenhar o rosto de frente e como desenhar o rosto de perfil. Mas e o acabamento? Bom, hoje vamos falar um pouco sobre isso! E vou dividir essa postagem em duas partes, pra não ficar chato longa demais.

Mas o que é o acabamento? Bom, o acabamento é quando você pega o seu desenho ainda cheio de marcas de lápis (como um rascunho), transfere o desenho para uma folha limpa por meio de uma mesa de luz (ainda vou falar sobre a mesa de luz) e finaliza contornando e/ou sombreando com canetas ou lápis (ou até mesmo outros materiais).

Existem diversos tipos de acabamentos que podemos fazer em nossa arte, mas vai depender muito da finalidade. Pra quem desenha quadrinhos/mangá, por exemplo, os mais comuns são os acabamentos feitos com tinta nanquim (canetas, pincéis em geral ou bico de pena), ou lápis (lápis de cor ou 6B).

exemplos-de-acabamentos

Agora, vamos falar do traço. Para que o seu desenho fique interessante e dinâmico, é preciso ter um traço firme e leve (o oposto de tremido e grosseiro). Pra você que é iniciante, é comum o seu traço sair tremido no começo, mas não se preocupe, muito treino vai fazer seu traço melhorar. TODO desenhista já passou por isso. Um detalhe muito importante é a variação da espessura do traço. Quando for contornar seu desenho, tente variar a espessura do traço, isso deixa a arte mais interessante. Veja esses exemplos de Constantine (arte de Sean Murphy) e de Rurouni Kenshin (arte de Nobuhiro Watsuki):

  Hellblazer_kenshin

Fica bem claro no exemplo que a espessura da linha varia bastante. Chega até a ficar umas brechas no desenho, sem contornar totalmente. Mas como tudo na vida tem um porém, existem outros modos de fazer um traço uniforme, sem variação na espessura e mesmo assim ficar legal, mas vai depender um pouco do plano de fundo ou da composição, como no exemplo abaixo, onde temos a arte do mangá de Dragon Ball Z e a arte dos vingadores (arte de Steve McNiven).

avengers_dbz

Pode também depender de outros fatores, como por exemplo, o sombreamento com hachuras. Hachuras são essas linhas usadas pra sombrear, e são geralmente traços rápidos que dão volume, sem precisar pintar totalmente.

Thor_vagabond

Pegue referências pra trabalhar seu acabamento. Independente do estilo que você desenhe, você pode pegar referências de outros estilos de desenho e mesclar, fazendo um “Megazord de acabamento” como diria o NDF Garu.

Observe os exemplos mostrados hoje e tente observar os diferentes tipos de acabamentos. Semana que vem eu vou dar exemplos práticos de como você pode fazer o acabamento do seu desenho. Aguarde e confie!

Então é isso, minha gente!

Brunão @b_leal

Share This