Desenhando um rosto

Desenhando um rosto

Galera do desenho, hoje é dia de pegar no lápis e fritar o grafite!
Na última postagem eu falei sobre as formas geométrica no desenho, e até mostrei um exemplo de como desenhar pensando nas formas.
Mas ficou uma pergunta no ar… “Como eu vou alinhar os olhos, nariz e boca no meu desenho? Quais as proporções?” Bem, hoje vou mostrar um passo-a-passo de como desenhar e alinhar esses elementos do rosto.

Pra começar, nós vamos usar o olho do personagem como unidade de medida. Sim, vamos desenhar uma cabeça usando o tamanho do olho como régua. Vamos começar!

Primeiro, trace uma linha na vertical. Chamamos essa linha de “Linha de equilíbrio”, é a linha que vai ficar no meio do seu rosto. IMPORTANTE: Não use régua pra traçar as linhas do desenho. Exercite o seu traço!
Agora, vamos traçar uma linha na horizontal. Esta será a linha dos olhos, e nela vamos fazer as marcas do tamanho deles. É importante dizer que entre os dois olhos, existe o espaço de um olho. Então vamos marcar os 3 olhos. É essa medida que vamos usar em nosso desenho, como mostrado no exemplo:

Tendo a medida do olho, vamos fazer a marca do nariz e da boca. A partir da linha dos olhos trace:

A) 1 olho e meio (1 1/2) para baixo (marque o nariz);
B) Depois, 1/2 olho, pra dar o espaço entre nariz e lábio superior;
C) Mais 1/2 olho (final do lábio superior);
D) E mais 1 olho pra baixo;
Vai ficar como no exemplo ao lado (clique pra ampliar)

Vamos ao formato do rosto. Ao final de cada olho, marque meio olho pra fora, para fazer as laterais do rosto, e mais meio olho para as orelhas. Alinhe o final da orelha com a linha do nariz. O maxilar nós vamos alinhar com a boca.
As sobrancelhas vão variar dependendo da expressão, mas como em nosso desenho elas estão em estado “normal”, vamos usar a medida de 1/2 olho a partir da linha dos olhos.
E a partir da sobrancelha, vamos medir 2 olhos pra ter o tamanho da cabeça (ainda sem cabelo). Ta complicado? Olhe o exemplo pra facilitar (clique pra ampliar)

Feito tudo isso, vamos fazer os cabelos. Cabelos costumam ter volume, então faça uma marcação pra você ter uma noção do tamanho. Use uma foto como referência pra ajudar.
Agora é só finalizar. Se tiver uma mesa de luz, transfira seu desenho pra outra folha e faça o acabamento.

Toda essa estrutura é uma guia padrão pra desenhar adultos, mas você pode desenhar mulheres também, as medidas são as mesmas, mas você terá que suavizar algumas formas. O mesmo vale para personagens adultos de mangá, gordos, magros, crianças, monstros, etc, você pode fazer qualquer tipo de personagem, com algumas pequenas mudanças no tamanho da estrutura.

06

“Mas desenhistas profissionais não ficam medindo tudo pra desenhar cabeça mi mi mi
Sim, é verdade, eles não ficam medindo milimetricamente, mas isso porque eles já sabem as medidas dos elementos. Os profissionais treinaram o bastante (e ainda treinam) pra saber desenhar e modificar os personagens… Por isso digo e repito, treine muito, e observe bastante. Pegue fotos de pessoas reais como referência e veja como as proporções mudam de pessoa para pessoa!

Essa técnica não é a verdade absoluta. Se você se sentir mais a vontade com outras técnicas de estrutura, faça!

Semana que vem eu volto com mais dicas!

Até mais minha gente!
Brunão
@b_leal

Share This