Como desenhar a cabeça de perfil

Como desenhar a cabeça de perfil

Meninos e meninas rabiscadores, tudo certo?
Na postagem passada eu mostrei como desenhar um rosto de frente, e hoje vou mostrar como desenhar um rosto em perfil.
Rosto em perfil é o mesmo que desenhar a cabeça “de lado”, e pra isso, nós também vamos usar o mesmo esquema de medir usando o tamanho do olho (e sem régua!!!) Uma coisa que não mostrei ainda é como eu meço o tamanho do olho usando o lápis.
Nós vamos usar a ponta do lápis e o seu dedo indicador, como se fossem um compasso. Se liga no exemplo abaixo:

 medida-com-dedo

Vamos começar. Trace uma linha na horizontal, e esta será a linha dos olhos. Agora, vamos desenhar o olho de perfil. Por estar de lado, vamos contar essa medida como meio olho (ou metade de um olho). Meça mais meio olho e trace uma linha vertical, para a marcação da frente do rosto, como no exemplo abaixo.

Mesmo de perfil, a altura dos elementos (olhos, nariz, boca e orelha) são as mesmas que de frente, então, a partir da linha dos olhos, trace:
A) 1 olho e meio (1 1/2) para baixo;
B) Depois, meio olho, pra dar o espaço entre nariz e lábio superior;
C) Mais meio olho (final do lábio superior);
D) E mais 1 olho pra baixo;
Agora basta fazer os elementos do rosto nas marcações.

Agora, vamos fazer a orelha. Vale dizer novamente que a orelha fica alinhada na altura dos olhos e do nariz, então faça as marcações e depois marque 2 olhos e meio a partir do final do olho do nosso personagem, como no exemplo:

Marque a partir do final da orelha a medida de mais 1 olho e faça a nuca. O maxilar segue a linha da boca com a orelha. Aproveite para fazer o pescoço nas marcações indicadas no exemplo.
Para as sobrancelhas, vamos usar a medida de meio olho a partir da linha dos olhos, e a partir da sobrancelha, vamos medir 2 olhos pra ter o tamanho da cabeça (ainda sem cabelo).

Para os cabelos, faça uma marcação para o volume e use fotos como referência se preferir. Se tiver uma mesa de luz (ou não) finalize e dê acabamento.

Assim como o rosto desenhado de frente, essas dicas para a cabeça de perfil também servem pra desenhar mulheres ou até mesmo em mangá! Basta fazer alguns ajustes e detalhes!


E como eu costumo dizer, treine bastante e observe bastante. Pegue referências fotográficas e tente adaptar para essas dicas. Entenda as variações que as pessoas tem!

Semana que vem tem mais dicas de desenho.
Até mais minha gente!

Brunão
@b_leal

Share This