Cantinho do Seráfa – Cesariana

Cantinho do Seráfa – Cesariana

Oi amiguinhos!

Voltei para os braços do povo e venho trazer ótimas notícias. Eu fui na Ugra Zine Fest SP 2014!!!
O evento aconteceu no centro cultural Vergueiro, e reuniu alguns dos mais excelentes trabalhos nacionais.

E como eu gastei o que podia e não podia, obviamente vou escrever sobre TUDO que eu adquiri por lá.

Dito isto, gostaria de começar logo de cara com minha maior surpresa no evento. Um quadrinho que me fez sentir algo que não sentia a muito tempo lendo qualquer obra.
Me fez sentir que aquela história era real…

cesariana logo

Eu nunca fui bom em escrever Sinopses sobre qualquer tipo de obra, então deixo com o próprio autor a palavra:

trio“Lucas é um jovem skatista e recém-batizado na igreja Mórmon, ou melhor, “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Ana e Cesar, dois amigos de escola, vão se tornando cada vez mais íntimos dele. Com o tempo passam a partilhar dúvidas, confissões e questionamentos dos quais Lucas, até então, não havia se dado conta. Essas conversas e situações causam um maior ceticismo na percepção religiosa de Lucas e alteram o rumo das vidas de todos eles.”

Deu pra entender?

Estava pensando em como descrever o que eu senti lendo, e depois de muito tempo cheguei à conclusão que é indescritível.

Parece meio exagerado, mas eu realmente vivi aquela história imersivamente(se é que essa palavra existe), e em muitos aspectos ela se assemelhava a minha vida.

Isso me soa muito bizarro, pois acredito que o quadrinho seja algo meio autobiográfico.
Claro que isso é um achismo, mas ele tem um cheiro de vida real tão forte, que eu não duvidaria se os personagens fossem uma divisão da personalidade do próprio autor.

 

escola

 

A narrativa também tem que ser louvada. No primeiro volume ainda é pouco perceptível a arte sequencial, porém a partir do segundo volume, a passagem de tempo, movimentação e diálogos, são muito bem aplicados a narrativa, dando muito mais profundidade a história contada.

O traço foge um pouco do padrão de fofura da maioria dos quadrinhos da cena independente brasileira, e em conjunto com narrativa e história, formam algo único.

treta

Finalizando, posso dizer que cesariana foi uma das maiores surpresas neste ano, e o título escolhido para obra faz total sentido com que é contado ali.

Cesariana trata de um parto forçado, emergencial e que deixa uma marca profunda,  é a vida transcrita, que nos mostra como se é expelido da infância para a adolescência, e como precisamos forçosamente nos tornar adultos em um curto período de tempo.

O quadrinho Cesariana mostra parto forçado da adolescência para o resto da vida…

adeus

 

Depois desse meu depoimento apaixonado, digo que estou aguardando ansiosamente o ultimo volume, e que todos devem curtir a pagina dos caras. Corra lá e diga que o NDF aprovou!

Em breve eu volto com mais quadrinhos adquiridos no Ugra Zine Fest!

 

Mais informações: https://www.facebook.com/cesarianahq

  • Muito bacana a resenha, Serafa. Poderia ter aprofundado um pouco mais, mas acho que você não quis correr o risco de dar spoilers, né?

    Enfim, sou amigo do Lucas, autor da Cesariana, e sim, é autobiográfica, o que eu também achei bastante corajoso da parte dele. Pessoalmente, tenho receio de me expor tanto.

    Além desta relação que você fez da cesariana com o parto da adolescência pra vida adulta (e até com a religião), acaba sendo também um trocadilho com os nomes dos personagens César e Ana. 🙂

    Enfim, estou acompanhando e gostando bastante do site Nerds do Fundão. Como eu falei no Ugra, me amarro em ouvir podcasts enquanto desenho e estou no aguardo da resenha da Aerolito. hehe

    Abraço,
    Bruno Prosaiko

  • meel rodrigues

    Encontrei esse hq por acaso na UnB, começei a ler porque me lembrou de outro hq que li há muito tempo Retalhos- Craig Thompson que também fala dessa transição da adolescência para a vida adulta, escola e religião. É um bom hq, estou esperando a continuação e estou curiosa pelo desenrolar dos personagens.

    • Lucas Marques

      Muito obrigado, Meel! A HQ foi finalizada e agora estou buscando recursos para financiá-la. Vc pode apoiar por aqui: https://www.catarse.me/cesariana

Share This